terça-feira, 25 de março de 2014

Principais peixes do mar gordos


Atum

Pertence à família dos Escombrídeos. O atum tem um corpo arredondado, esbelto e possui uma extensa camada de gordura entre a pele e o músculo para manter a temperatura corporal acima da temperatura da água. É um peixe voraz que pode atingir os 3 metros de comprimento e os 300 quilogramas de peso. O dorso é de cor azul-escuro, os flancos e o ventre são cinzentos, com manchas prateadas.
Durante os meses de Agosto e Setembro, aproximam-se da zona costeira para a desova, regressando a alto mar no início do Inverno. Percorrem grandes distâncias para alcançar as zonas de desova e de alimentação. O atum vive nos oceanos Atlânticos e Pacífico e no mar Mediterrâneo. Em Portugal, o mais usual é comer atum em conserva de óleo vegetal ou em escabeche. No estado fresco, prepara-se à Moleira ou grelhado.
 
 


Bonito
Pertence à família dos Escombrídeos. O bonito vive em águas temperadas e pesca-se na costa do pacífico, na zona tropical do Atlântico, na região mediterrânea e na costa Australiana. Este peixe é muito semelhante ao atum, embora mais pequeno. O seu corpo tem a forma adequada para um peixe migratório, é azul prateado com escamas e duas barbatanas dorsais. A barbatana dorsal traseira e a barbatana anal são complementadas por barbatanas mais pequenas. Pode pesar cerca de 5 Kg e ter 1 metro de comprimento. Os bonitos movem-se em cardumes. Estes peixes são normalmente confeccionados em escabeche ou com molhos.
 
 
Cavala
Pertence à família dos Escombrídeos. É um peixe que possui uma cabeça pontiaguda, uma boca grande e um corpo grosso e estreito. A cavala tem o dorso azul manchado e o ventre prateado, podendo alcançar cerca de 50 cm de comprimento e cerca de 1,4 Kg de peso. Tem o dorso coberto de pequenas linhas transversais. Estes peixes possuem pequenas barbatanas atrás da barbatana dorsal e anal. Não têm escamas na cabeça e o resto do corpo é preenchido por escamas muito pequenas. As cavalas movem-se em cardumes perto da superfície da água, alimentando-se de peixes e de pequenos crustáceos. A desova processa-se em alto mar, no final da Primavera e início do Verão. Pode-se confeccionar assada ou em escabeche.
 
 
 

 

Xaputa
Pertence à família dos Bramídeos. O corpo da xaputa é lateralmente comprido, pode medir até 70 cm e pesar cerca de 6 Kg. A mandíbula inferior é proeminente e a mandíbula superior é curta. A barbatana da cauda é muito aberta. As crias são muito diferentes dos adultos, principalmente no que diz respeito às barbatanas. A xaputa é carnívora e alimenta-se de peixes e outros animais marinhos. Pode confeccionar-se assada ou em escabeche.
 
 
 
Sardinha
Pertence à família dos Clupeídeos. A sardinha habita perto das costas e move-se em cardumes ao longo da costa europeia ocidental e no mar Mediterrâneo. Pode atingir um comprimento de 15 cm, o dorso é de cor azul esverdeado e o ventre é branco. As escamas são grandes e abundantes. Utiliza-se em grande parte para conserva em azeite. É um bom alimento por ser altamente nutritivo e rico em calorias. A sua carne é bastante gorda, e como tal, de digestão difícil. Pode ser consumida fria ou assada, sendo um prato muito apreciado pelos portugueses, especialmente nos Santos populares, acompanhada de salada de tomate e pimentos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário