terça-feira, 25 de março de 2014


Gordos: possuem mais de 10% de gordura (enguia, salmão).

Os peixes não possuem quantidades significativas de hidratos de carbono e têm grandes quantidades de minerais, dependendo do facto de serem peixes de água doce ou de água salgada. No que respeita as vitaminas, os peixes gordos e o fígado de certos peixes possuem um alto teor de vitaminas A e D, podendo também encontrar-se as vitaminas E e K. As vitaminas hidrossolúveis, que se encontram em maior quantidade é a niacina (vitamina B3) e as vitaminas B1 e B6, sendo quase inexistente a presença das restantes. O peixe é pobre nalguns nutrientes, sendo compensados pela forma como o peixe é cozinhado. Os peixes panados acrescentam alguns hidratos de carbono e ao juntar o sumo de limão, acrescenta-se a vitamina C, aumentando assim o valor nutritivo do peixe.

Esta denominação fundamenta-se na quantidade de gorduras que possuem, muito superior nalguns casos à dos peixes magros e pelas vitaminas lipossolúveis A e D que se podem encontrar principalmente nos músculos vermelhos. Este tipo de peixes tende a acumular uma grande quantidade de gordura, pois muitas destas espécies são migratórias e necessitam de dispor nas suas deslocações de reservas de energia que lhes permitam sobreviver, já que em muitos casos não lhes é possível obter qualquer tipo de alimento.

Para além disso, devido ao movimento que realizam, ao queimar a gordura necessitam de quantidades maiores de oxigénio e sangue, pelo que possuem mais músculo vermelho, responsável pelo movimento normal de natação. Como peixes gordos podem apresentar-se as sardinhas, os carapaus, entre outros. Esta classificação pode variar de acordo com a época do ano, podendo acontecer que algumas espécies de peixes variem a proporção de gordura que possuem em função da alimentação e da sua época de reprodução. Além disso, existe uma certa controvérsia na definição de alguns peixes como gordos ou magros, uma vez que a sua quantidade de gordura oscila entre 3% e 6% ou mesmo supera estes valores.

Sem comentários:

Enviar um comentário