terça-feira, 25 de março de 2014


Refrigerados

Inteiros ou cortados em porções, esventrados ou não, e em alguns casos embalados com etiquetas para a identificação da espécie e com o tempo de conservação recomendado, a uma temperatura superior a 0 º C. A refrigeração comercial utiliza uma temperatura entre 5 e 7,2 º C.
 
 
 
Congelados
Inteiros ou cortados em porções, geralmente esventrados, foram submetidos à acção do frio até alcançar, no interior dos mesmos, num período de tempo não superior a duas horas, uma temperatura que passe de 0 a -5 ºC, sendo a temperatura posterior de conservação não inferior a -18 ºC e com uma humidade próxima dos 90%, sempre com etiquetas que os identifiquem. À vista desarmada, não devem observar-se queimaduras produzidas pela congelação nem enraizamento dos lípidos e, depois de descongelação não devem ter um aspecto, nem cheiro desagradáveis.
 
 
 
 
Ultra congelados
Geralmente inteiros ou cortados em porções, esventrados e tendo sido submetidos a uma congelação rápida que permita arrefecer o interior da carne a uma temperatura perto dos -30 º C, que neutraliza completamente a proliferação bacteriana.
Devem estar correctamente etiquetados para a sua identificação (tempo de conservação recomendado).




Secos

São os peixes esventrados, inteiros ou cortados em porções, aos quais, por supressão de grande quantidade de água, unida à acção do sal, se produz à diminuição das reacções químicas e bacterianas. Estes tipos de peixes comercializam-se esventrados e embalados com a identificação do produto que contém. É conveniente que se conservem num lugar fresco e seco, evitando-se a sua exposição à humanidade e aumentando a vida destes produtos em boas condições.
 
 
 
 
 
Fumados
São os peixes esventrados, inteiros ou cortados em porções, aos quais é retirada quase toda a água que possuem e que sofrem uma fumagem a frio ou a quente, tendo em vista a sua conservação graças à ausência de humanidade e à acção de algumas substâncias que se libertam com o fumo. Este tipo de produto é apresentado em filetes, com ou sem adição de gordura e com uma temperatura de refrigeração de cerca de 2 ºC. A sua deterioração processa-se de igual modo à dos peixes frescos e é diminuída pela acção do frio.
 
 
 
 

Enlatados

Utilizam-se vários métodos, entre eles, a esterilização. Incluem na etiqueta da lata a sua denominação. Peso e ingredientes complementares. Este tipo de produto pode apresentar-se inteiro, em filetes lisos ou em filetes enrolados.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário